terça-feira, 12 de março de 2013

                                                           O escopo de marketing . 
    
             A  definição do escopo de marketing inclui , muitas vezes , áreas tão diversas como : 

  •  Comportamento do consumidor;
  • preço;
  • compras;
  • administração de vendas;
  • gerência de produtos;
  • comunicação mercadológica;
  • marketing   comparativo;
  • marketing social;
  • a eficácia da produtividade do sistema de marketing;
  • o papel do marketing no desenvolvimento econômico; 
  • embalagem;
  • vias de distribuição; 
  • pesquisa mercadológica;
  • aspectos sociais e ecológicos no marketing; 
  • varejo;
  • atacado;
  • responsabilidade social do marketing;
  • distribuição física;
  • e outros mais.              
         O conceito dos 4Ps de McCarthy é também mencionado por diversos autores como um dos mais significativos esforços de definição do escopo de marketing.
              Em 1972, surgiram , na conferência de inverno da Americam Marketing Association, alguns comentários de Kotler concernentes à desejável classificação dos fenômenos de marketing, usando os conceitos de micro, macro, normativo e positivo. 
            É proposto o esquema em que , em marketing , todos os fenômenos, fatos, problemas, modelos, teorias e pesquisa podem ser classificados em três categorias dicotômicas de: 
  • setor que visa lucro/setor que não visa lucro;
  • micro/macro;
  • positivo/normativo. 
                                          Setor que visa lucro/setor que não visa lucro.
           
          É o estudo de atividades de diversas organizações cujos objetivos estabelecidos incluem o lucro . Da mesma forma , o estudo orienta - se para entidades cujos objetivos não incluem a realização do lucro .  
        
Micro/Macro
     
         Sugere uma classificação baseada em nível de agregação. 

Micro - refere - se às atividades de marketing de unidades individuais, normalmente organizações individuais (firmas) e consumidores ou domicílios.
Macro - indica um alto nível de agregação; usualmente sistemas de marketing ou grupos de consumidores. 

Setor positivo/normativo
        A dicotomia positivo/normativo prevê categorias baseadas em focos de análises primariamente descritivas ou prescritivas. 

 Marketing positivo - adota a perspectiva de tender a descrever , explanar, predizer e entender as atividades de marketing, processos e fenômenos atuais. 
Marketing normativa - em contraste com o marketing positivo, o normativo tende a estabelecer o que as organizações de marketing devem ter e que espécies de sistemas de marketing  uma sociedade deve ter . 

         As essas novas classificações de fatos e fenômenos que afetam o entendimento do que é marketing, agrega-se então o dilema: o marketing é uma ciência?

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