quarta-feira, 13 de março de 2013

                                     O sistema de marketing : os 4P's, os 4A's e os 4C's.
  
        Há três sistemas integrados de marketing que definem os inter-relacionamentos dos elementos de marketing com o meio ambiente: os 4P's de E. Jerone McCarthy , os 4A's de Raimar Richers e os 4 C's do Prof. Robert Lauterborn.
                                                                        
                                                                         Os 4Ps 

       O marketing-mix, ou composto de marketing (aportuguesando a expressão) é apresentado em quatro funções básicas :


            Onde todos os elementos do composto foram criados e estabelecidos  para atender ao mercado-alvo, ou seja, o consumidor.

Produto: Um produto ou serviço é dito certo ao consumo quando atende às necessidades e desejos de seus consumidores-alvo. Um produto certo deve ter :
a) Qualidade e padronização - em termos de características, desempenhos e acabamentos.
b) Modelos e tamanho - que atendam às expectativas e necessidades.
c) Configuração - a apresentação do produto em termos de apresentação física, embalagem, marca e serviço.

Ponto: O produto ou serviço só tem utilidade se posicionado junto ao seu mercado consumidor.
A escolha do ponto para o produto ou serviço relaciona-se com a escolha do canal de distribuição:
a) Atacado, varejo ou distribuidor.
b) transporte.
c) E a armazém.


Preço: O produto deve ser certo, deve estar no ponto certo e deve transferir a posse no preço certo.O preço pode ser considerado: posto na fábrica; posto no cliente; atacadista, varejista ou distribuidor; líquido com desconto ou bruto sem desconto; desconto por quantidade, por condição de pagamento etc.

Promoção: O composto promocional do produto ou serviço compreende a publicidade, as relações públicas, a promoção de vendas, a venda pessoal e o merchandising.





     O composto mercadológico em forma dos 4Ps tem cada elemento interdependente que pode ser exclusivo. Contudo, a prática revela uma inter-relação constante entre os 4 P's.

        O produto ou serviço deve satisfazer às necessidades e aos desejos dos consumidores.
        O ponto significa levar o produto da forma mais acessível e rápida possível ao mercado consumidor. O preço deve ser ajustado às condições de custo de fabricação e de mercado.
          E a promoção deve comunicar o produto ou serviço ao mercado , estimulando e realizando a venda, isto é, a transferência de posse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário