A definição do escopo de marketing inclui , muitas vezes , áreas tão diversas como :
- Comportamento do consumidor;
- preço;
- compras;
- administração de vendas;
- gerência de produtos;
- comunicação mercadológica;
- marketing comparativo;
- marketing social;
- a eficácia da produtividade do sistema de marketing;
- o papel do marketing no desenvolvimento econômico;
- embalagem;
- vias de distribuição;
- pesquisa mercadológica;
- aspectos sociais e ecológicos no marketing;
- varejo;
- atacado;
- responsabilidade social do marketing;
- distribuição física;
- e outros mais.
Em 1972, surgiram , na conferência de inverno da Americam Marketing Association, alguns comentários de Kotler concernentes à desejável classificação dos fenômenos de marketing, usando os conceitos de micro, macro, normativo e positivo.
É proposto o esquema em que , em marketing , todos os fenômenos, fatos, problemas, modelos, teorias e pesquisa podem ser classificados em três categorias dicotômicas de:
- setor que visa lucro/setor que não visa lucro;
- micro/macro;
- positivo/normativo.
É o estudo de atividades de diversas organizações cujos objetivos estabelecidos incluem o lucro . Da mesma forma , o estudo orienta - se para entidades cujos objetivos não incluem a realização do lucro .
Micro/Macro
Sugere uma classificação baseada em nível de agregação.
Micro - refere - se às atividades de marketing de unidades individuais, normalmente organizações individuais (firmas) e consumidores ou domicílios.
Macro - indica um alto nível de agregação; usualmente sistemas de marketing ou grupos de consumidores.
Setor positivo/normativo
A dicotomia positivo/normativo prevê categorias baseadas em focos de análises primariamente descritivas ou prescritivas.
Marketing positivo - adota a perspectiva de tender a descrever , explanar, predizer e entender as atividades de marketing, processos e fenômenos atuais.
Marketing normativa - em contraste com o marketing positivo, o normativo tende a estabelecer o que as organizações de marketing devem ter e que espécies de sistemas de marketing uma sociedade deve ter .
As essas novas classificações de fatos e fenômenos que afetam o entendimento do que é marketing, agrega-se então o dilema: o marketing é uma ciência?
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