Há três sistemas integrados de marketing que definem os inter-relacionamentos dos elementos de marketing com o meio ambiente: os 4P's de E. Jerone McCarthy , os 4A's de Raimar Richers e os 4 C's do Prof. Robert Lauterborn.
Os 4Ps
O marketing-mix, ou composto de marketing (aportuguesando a expressão) é apresentado em quatro funções básicas :
Onde todos os elementos do composto foram criados e estabelecidos para atender ao mercado-alvo, ou seja, o consumidor.
Produto: Um produto ou serviço é dito certo ao consumo quando atende às necessidades e desejos de seus consumidores-alvo. Um produto certo deve ter :
a) Qualidade e padronização - em termos de características, desempenhos e acabamentos.
b) Modelos e tamanho - que atendam às expectativas e necessidades.
c) Configuração - a apresentação do produto em termos de apresentação física, embalagem, marca e serviço.
Ponto: O produto ou serviço só tem utilidade se posicionado junto ao seu mercado consumidor.
A escolha do ponto para o produto ou serviço relaciona-se com a escolha do canal de distribuição:
a) Atacado, varejo ou distribuidor.
b) transporte.
c) E a armazém.
O composto mercadológico em forma dos 4Ps tem cada elemento interdependente que pode ser exclusivo. Contudo, a prática revela uma inter-relação constante entre os 4 P's.
O produto ou serviço deve satisfazer às necessidades e aos desejos dos consumidores.
O ponto significa levar o produto da forma mais acessível e rápida possível ao mercado consumidor. O preço deve ser ajustado às condições de custo de fabricação e de mercado.
E a promoção deve comunicar o produto ou serviço ao mercado , estimulando e realizando a venda, isto é, a transferência de posse.
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